Dez representantes da sociedade civil serão selecionados para mandato de dois anos
26/08/2024 | 18:35
A partir desta sexta-feira (23), as organizações da sociedade civil poderão pleitear 10 vagas no Comitê Nacional de Respeito à Liberdade Religiosa. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (22) pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, durante fala em Fórum Inter-religioso promovido pelo G20 com o governo brasileiro, em Brasília (DF).
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, os interessados deverão ter “relevante atuação na promoção da liberdade religiosa, no enfrentamento à intolerância religiosa e ao racismo religioso e na promoção ao respeito à diversidade religiosa”. A composição do colegiado terá paridade de gênero e étnico-racial.
Recentemente, o ministro Silvio Almeida participou de diálogos religiosos com evangélicos, há dois meses; e com interlocutores de representantes de matriz africana, durante a Xirê na Paulista, em julho deste ano. O movimento integra as competências do órgão de promover a liberdade religiosa.
Entre os requisitos do processo seletivo, os candidatos deverão comprovar atuação de ao menos três anos na promoção da liberdade religiosa. Interessados poderão participar até 6 de setembro, e a divulgação do resultado final está prevista para 25 de outubro, após prazo de interposição de recursos.
Comments