top of page

Grandes eventos de axé marcam o fim de semana no Rio, e celebram a fé e a cultura afro brasileira

Madureira, Copacabana, Centro e Padre Miguel receberam os eventos

Foto: Anderson Baptista

17/09/2023 | 19:43


O fim de semana no Rio de Janeiro foi marcado por diversos eventos promovidos pelos movimentos e casas de axé.



No sábado, dia 16, o grupo Awo realizou o evento 'Quilombo - a cultura negra em festa', um grande show com samba de caboclo e música afro na quadra da Portela, em Madureira. O evento reuniu diversos expositores, e contou com uma apresentação impecável da banda que leva o nome do movimento, Awo.


Ainda no sábado, a Feira das Yabás retornou à frente do CCBB, e promoveu mais um dia de samba e gastronomia afrocarioca, feita pelas tias representando os quintais suburbanos. A feira recebeu diversas atrações, como a velha guarda do Império Serrano, e também celebrou a temporada da exposição 'Heitor dos Prazeres é meu nome'.

"Queremos agradecer em nome de toda a equipe, apoiadores, patrocinadores e a você que nos prestigia e engrandece cada vez a nossa Feira", declarou a organização do evento.


Neste domingo, dia 17, dois grandes eventos foram realizados na capital. Na Zona Sul, em Copacabana, a 16ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), reuniu diversos segmentos religiosos em prol dos direitos humanos, na orla do bairro, em um dia completamente ensoladorado. A concentração começou às 10h, no posto 5, e o evento foi encerrado no fim da tarde.


Na Zona Oesta da cidade, em Padre Miguel, a tradicional Feira dos Oborós realizou mais uma edição do evento, e homenageou a Umbanda. A Feira é um evento que tem como diretriz homenagear as tradições culturais e religiosas que compõem os cultos de matriz afro brasileira. Muitas casas de umbanda de diversas regiões do Rio de Janeiro estiveram presentes. Lideranças religiosas participaram de uma roda de diálogos, e promoveram uma grande roda com cânticos em homanagem as entidades de umbanda.




🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.



Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page