top of page

Fundadora da Confraria Oloyá's, Vodúngán Kelly de Oyá, fala sobre os quatro anos da fraternidade

"Hoje a confraria Oloyá's está presente na maioria dos eventos religiosos aqui no Rio de Janeiro, e, também, em outros estados"

13/06/2023 | 06:00


A Confraria Oloyá´s é uma fraternidade para filhos ou filhas iniciados no culto do Candomblé para o Orisá Oyá, com objetivo de propagar e louvar com respeito e dignidade o nome dessa Deusa Guerreira e Valente.


Neste dia 13 de junho de 2023, a Confraria completa 4 anos de existência, e para falar um pouco sobre as atividades e objetivos da fraternidade, convidamos a Vodúngán Kelly de Oyá, coordenadora do movimento, para uma entrevista.




Sobre Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé, no àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, localizado no Bairro de Bangú, RJ. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras'. Ministra cursos, workshops e palestras, tudo voltado para a religião. Recebeu uma cadeira de número 13 na APALA (Academia Pan-Americana de Letras e Artes). Vive intensamente para a religião, e ama o que faz.



Confira abaixo a entrevista!


AxéNews: Como ocorreu a geração da Confraria Oloya's?


Vodúngán Kelly de Oyá: A confraria Oloyá's surgiu como uma idéia que eu tive em um evento religioso de um amigo onde eu estava sentada participando e pensei acho que vou fundar uma confraria para filhos e filhas do orisá Oyá como sendo uma fraternidade religiosa para louvarmos e reverenciarmos essa grande deusa , no livro Oloyá's Do amor por Oyá à confraria eu conto bem detalhado sobre a idéia, criação e algumas de suas normas e símbolos e tb sobre o orisá Oyá, fui amadurecendo a idéia e em 13 de junho de 2019 foi fundada a confraria Oloyá's.



AxéNews: Fale um pouco sobre das atividades que são desenvolvidas pela Confraria e a sua relação com os confrades.


Vodúngán Kelly de Oyá: A relação com os confrades e confreiras é ótima somos muito unidos na fé e em prol da confraria Oloyá's.


Hoje a confraria Oloyá's está presente na maioria dos eventos religiosos aqui no Rio de Janeiro e também em outros estados, participamos de diversas campanhas sociais fazendo nossa parte como religiosos, temos programas criados de ajuda dentro da confraria para os confrades e confreiras e temos também um projeto chamado vendaval da solidariedade onde distribuimos alimentação aos moradores de rua entre outros somos uma grande fraternidade.


Confraria Oloyá's


AxéNews: Nesses quatro anos de caminhada e muitos desafios, quais tem sido as prioridades da Confraria?


Vodúngán Kelly de Oyá: A prioridade tem sido louvar mãe Oyá e espalhar amor , fé , esperança , união e incentivar a ter orgulho de nossa religião, orgulho de sermos filhas e filhos de mãe Oyá e estar ativamente na luta contra o preconceito religioso.



AxéNews: A Confraria está presente em diversos estados do Brasil, e fora do país também. Há planos de novas expansões?


Vodúngán Kelly de Oyá: Ah sim, costumamos dizer dentro da confraria " Deixa Ventar " e assim vamos deixando espalhar com bons ventos o nome de nossa mãe Oyá por mais estados dentro do Brasil e também internacionalmente.



AxéNews: Quem pode fazer parte da Confraria e como é o processo de aproximação?


Vodúngán Kelly de Oyá: Todos os filhos e filhas iniciados para o orisá Oyá .

Para participar precisa entrar em contato com o meu número de telefone através do WhatsApp 21964113863 ou o número de algum de nossos coordenadores e administradores ou através de nossas redes sociais, Facebook Vodúngán Kelly de Oyá ll, Instagram vodungankellydeoya ou Instagram confrariaOloyá's.



Fotos da Confraria Oloyá's:




🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.



Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page