top of page

Formalizar ou não, eis a questão?

Por: Etemi Erica de Azauane

Foto: Divulgação/Terreiro de Oxumaré

10/04/2022 | 17:57


Há muitos anos sabemos da importância social, cultural e educacional dos Terreiros e Casa de Matrizes Africanas, Quilombos, Coletivos, entre outros. Sempre foram responsáveis por alimentar e cuidar não somente de seu espaço, mas, por vezes, de toda a comunidade do entorno, quer seja com alimento, apoio financeiro ou cuidados de saúde. Assim como também temos consciência da importância dos Terreiros na formação acadêmica de muitos de seus filhos pois, há Sacerdotes que arcam com a manutenção dos mesmos em escolas de todos os níveis, inclusive acadêmicos.



Ciente que há custo para constituir, manter e apoiar toda a estrutura e, necessita que o sacerdote se debruce em jogos, consultas e ebós para tanto, vemos que a cada ano, justamente com o aumento do conhecimento das Leis já existentes e na busca pela aplicação delas, temos Instituições que buscam se apoiar nelas para obter financiamentos nacionais e internacionais para suas atividades.


Quem nos últimos anos, não conhece uma Casa de Axé que recebeu doação, premiação ou emendas parlamentares para estruturar suas atividades? Com certeza, algumas!

É exatamente neste ponto que desejo explanar: É possível!!


Incentivo que se orientem, pesquisem, ponham no papel suas metas, práticas, façam os orçamentos para aplicação e: FORMALIZEM-SE. Será um investimento a curto prazo onde os zeladores aplicarão nas melhorias do Terreiro, muitos filhos da casa podem atuar e receber por sua atividade prestada, o bairro ganha com o investimento, os assistidos terão ocupação, colaboradores podem se estimular a contribuir mais e buscar outras doações fora.


Outro ponto que deve ser considerado é a participação em Editais com seus projetos, Instituições com 3 anos de atividades (tem outras possibilidades com menor tempo) podem e devem se inscrever em Plataforma Federal para pleitear Emendas Parlamentares com seus Deputados Federais eleitos pois eles têm direito a indicações de ao menos 15 milhões de reais cada Deputado eleito, podendo ser mais ou menos, devido às variações e condições de Partido; Há também a possibilidade de pleitear junto a organizações Internacionais estes recurso, afirmo que o começo é burocrático e necessita profissionais de confiança para que não haja intercorrências e gasto excessivo de dinheiro com taxas pois, o conhecimento das Isenções possíveis é relevante neste momento.


Vamos falar mais sobre isso? Deixo aqui meu incentivo!




Etemi Erica de Azauane - AxéNews

Etemi Erica de Azauane

Contabilista EP Consultoria e Serviços, Membro CIR OAB BARRA, Conselheira do Coletivo Mulheres Negras Decidem, Gestora Instituto Arte e Folia, Diretora Afoxé Omo Ifá.



Redes Sociais de Etemi Erica de Azauane:

Instagram


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page