top of page

Falar sobre Exu Bará

Por: Babalorisá Marcio t’Barú


Arte: Ana D´Xangô

05/05/2024 | 09:32


Falar sobre Exu Bará é muito complexo porque, na verdade, o que existe é Esú Elegbara (senhor do poder) mas entre o povo se denominou Bará, Exú do corpo.



Responsável pelo destino de cada um, ele é o elemento dinâmico que permite a existência não apenas dos seres humanos, mas também dos animais e das plantas. É o fluido que dá vida e energia e nos acompanha desde o nascimento até a morte.


Muitos Babás e Iyás (Pais e Mães de Santo), dizem que o orixá Bará é uma das formas de Exú ligado a alma do filho, tanto para um Bará Individual ou um Ojubò dentro do Egbé (sociedade do orixá).


O “Bará” é a representação do kàdárà de cada ser e é através do mesmo que se processam as alterações, e por meio dessas modificações é que somos estimulados, arremessados ou não a toda a sorte que compõe a nossa esfera, e a estes percalços chamamos de “Èsé Òdú Oná = Caminhos do Destino”.


Exu Bará

Exu Bará são divindades criadas e manifestadas desde a antiguidade, associadas a forças energéticas, e como todos os outros Orixás, possuem propriedades específicas. Porém, está relacionado às partículas atômicas, cargas energéticas humanas.


esu bara

Na verdade, está associada a vários tipos de radiação de alta energia formando agrupamentos complexos, que depois se auto-organizam numa rede de forças uniformes, ou seja, um conjunto de partículas (elétrons, íons, partículas neutras) associadas à geração de radiação. E cada oscilação dos caracteres.


Desta forma, o Bioplasma Bará permite estabelecer uma correlação entre os processos internos de um organismo e as condições ambientais externas.

Portanto, o plasma pode ser definido como a manifestação bioelétrica natural de todo organismo vivo. E não permitem ao ser humano uma autodeterminação, a quebra de qualquer interdição.


Assim, ele é quem nos fornece as maneiras e ritualísticas para a melhoria da própria sorte. Exú é para nós (os seguidores da Religião dos Òrìșà), algo muito elevado e elucidado, não possuindo nenhum vínculo com anjo demoníaco (Lúcifer) da visão católica e evangélica.


Assim como podemos ver Exú Bára: Esú do corpo o senhor de toda a criação é regido pelo Orixá. Todo ser criado na terra tem o seu Orisá, que é o senhor, ou senhora do seu Òrí(cabeça). Também tem que ter o seu Bará (senhor do seu corpo).




Babalorisá Marcio t’Barú - AxéNews

Babalorisá Marcio t’Barú

Sou babalorisá Marcio t’Barú, filho de Adilson de Ayrá, neto de Henrique de Oxóssi e bisneto de Mãe Meninazinha de Oxum. Axé Casa Branca. Tenho 18 anos de iniciação de do candomblé, fui iniciado pelo babalorixá Josimar t’Oxóssi, no dia 21/07/2005, na rua Pereira de Figueiredo 242 fundos, em Oswaldo Cruz... [+ informações do Babalorisá Marcio t’Barú



Rede Social do Babalorisá Marcio t’Barú:

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page