Exu na Umbanda Tradicional
- WR Express
- 18 de jun.
- 5 min de leitura
Por: Pai Ortiz Belo

✅ 18/06/2025 | 11:19
A visão sobre o tema exu é vasta, existem vertentes espirituais que definem este poder com variações distintas de sua origem. Aqui um pequeno relato, que pode ajudar a ter uma visão diferente, mas sempre respeitando as demais escolas com suas verdades sobre o SENHOR DOS CAMINHOS!
Texto extraído do livro “Quem é Exu Mangueira” autoria Pai Ortiz Belo
Dentro de um terreiro exu é rei e pombagira é a rainha, não existe trabalho espiritual
de Umbanda sem que haja a atuação direta destas forças. Portanto, a manifestação
espiritual de um médium, de um mediador dos planos espirituais para com os seres
humanos, este deve ser diferenciado. O indivíduo que se propõe a estar dentro da
Umbanda, atuando com a Quimbanda, deve ter princípios e postura adequada, ter
conhecimento de fato e não se trata de apenas incorporar, é ser tudo que cada força
Orixá passa como indicativo de evolução e de conduta. Para tanto a vivencia de terreiro e estudo se faz necessário!
A manifestação espiritual digo que é um ato comum, qualquer pessoa pode manifestar um espírito, é bom salientar o que citei logo na abertura deste capítulo, muitos entendem a frase com seu ego a frente, manifestam seu eu interior, sua ira e seus próprios desejos pessoais. A capacidade de atuar na esquerda adequadamente, digo que, é raro e para poucos. Tanto é que, observemos a quantidade de informações, sejam elas escritas, ou em vídeos sobre o tema, observamos um monte de gente que age de maneira degenerada, utilizando de uma força para atuar infantilizados emocionalmente.
Exu é uma inteligência, é a manifestação que direciona o médium para um bem maior, direciona vidas e determina caminhos. Como senhor da comunicação, é detentor de palavras de libertação, de elevação, com profundo conhecimento. Entrando em suas energias e vibrações, quem pode com Exu? Ele entra em seu campo mediúnico e atua diretamente sobre o caos em sua vida, afastando o que está ruim para atrair o que é bom.
Mas fica a pergunta, quem são os exus e para que servem? Digo sem medo de errar que a maioria não sabe, pensam que exu, seja ele masculino ou feminino, existe para trazer coisas vãs. O médium se prepara, vivencia por anos a espiritualidade, faz seus
assentamentos, aí vem uma pessoa a frente de exu para buscar o vazio, ou quer uma
amarração, ou a destruição de alguém, ou ainda alcançar algo sem o mínimo de esforço, e coisas que não estão em seu destino.
Vivemos em um mundo onde o caos é evidente, lógico que exu em terra, manifestado já está atraindo o que necessitamos, ele é o agente que proporciona vibrações que nos
eleva constantemente. Quem segue as leis de exu, agindo com verdade, com lealdade
aos princípios do bem e da positividade, vai ser beneficiado, vai alcançar sucesso na
vida. O simples ato de estar em sintonia com a esquerda ativando o elemento mágico que é a chama de uma vela e clamar sua presença e proteção, exu estará lá. Dentro do
terreiro, exu risca seu ponto, firma sua vela, atrai os poderes de sua falange, de seu reino e possibilita a mudança vibracional de um ambiente. Ele orienta e muda vidas, e mesmo em seu silêncio, faz toda a diferença, seu poder pulsa como ondas para todas as direções, e como exu Mangueira fala – Você receberá o que veio buscar.
Todos os exus são inteligências espirituais, cada um atuando dentro de seu padrão, com sua especificação natural.

Todas as forças relacionadas a simbologia de árvores estão no padrão de manutenção
espiritual e de ancestralidade. Traz em si as raízes profundas do conhecimento e do
fortalecimento, sendo a representatividade da terra, do princípio de todas as coisas no
submundo espiritual junto a força Maioral. Seu tronco é a representatividade do Poder desta ancestralidade, sendo visto como uma entidade antiga, mostra grandeza, realeza e grandiosidade. Dentro dos aspectos vibratórios é a presença maciça que ecoa com o magnetismo, sentimos a presença energética quando ele está manifestado. Os galhos são a representatividade da falange e do seu reino, dos povos e da diversidade de atuação. Exu Mangueira trabalha em sintonia com qualquer força Orixá, embora colocado como Exu de Xangô e de Oxossí, ele está para todos. Os frutos representam o que os seres humanos recebem, ou o que buscam, nada é dado e tudo é conquistado, os frutos podem ser absorvidos por quem merece. Representam ainda o conhecimento passado, as iniciações realizadas e o futuro.
Portanto a falange de Exu Mangueira, possui esta base, sendo que cada espírito que
trabalha com o nome deste exu, possui suas particularidades pessoais. Cada exu tem sua história, jamais generalize em uma, qualquer entidade de esquerda, eles possuem a base do que atuam e trabalham de acordo com seu nome, mas sua essência enquanto um ser único é particular.
As interpretações são dadas de acordo com o entendimento do campo espiritual ao qual atuamos, existe histórias de entidades espirituais consistentes e válidas, porém, muitas narrativas caem no conceito do medianeiro. A doutrina que o médium pertence vai falar mais alto, assim como é colocado aqui, são ensinos de uma escola, que visa a liberdade em relação ao entendimento das trevas. Aqui não somos reféns dos resquícios dos textos manipulados que estão na bíblia, na tora ou alcorão, que formam o pensamento abraâmico. As bases são profundas e os ensinamentos não são rasos, por este motivo o estudo sobre os fenômenos da criação são fundamentais, primeiro o lado cientifico para encontrarmos as razões que possibilitam a existência dos planos espirituais. Exu faz parte desta ciência, sendo que até uma palavra que ressoa pesado, um palavrão por exemplo, é entendido como necessário para atuar na mesma frequência do ataque projetado. Os ecos vibracionais da sonoridade atuam de acordo com a intensidade emocional e mental, portanto cada palavra, possui características mantricas. Tudo em uma medida necessária, assim como a bebida alcoólica, que atua na assepsia vibracional em conjunto ao fumo. Elementos de valor que se unem em um propósito evolutivo, carregado de poder, de ação e de determinação. Assim são os nossos Exus!
Maiores informações pelo WhatsApp 11- 999916184 com Pai Ortiz Belo
Baixe o E-book - Quem é Exu Mangueira, de Ortiz Belo de Souza Vulcano

Pai Ortiz Belo
Escritor umbandista e espiritualista. Dirigente espiritual do Templo Portais de Umbanda desde 1997. Nasceu em berço religioso de Umbanda, consagrado pai pequeno aos 19 anos e dirigente aos 26. Filho de pai Xangô e mãe Oxum, sempre procurou fazer pela religião desde jovem, participando de momentos valiosos para a Umbanda. [+ informações do Pai Ortiz Belo]
Redes Sociais do Pai Ortiz Belo
Instagram | Facebook
Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews. |
Comentarios