top of page

Documentário "MOKAMBO: Nguzu Malunda Bantu" será exibido na Casa da Jurema, em Niterói

O primeiro evento será realizado no dia 24 de agosto

Foto: Reprodução

12/08/2024 | 21:19


Como parte dos esforços da Casa de Jurema na promoção do letramento racial da sua comunidade, será realizado o evento Casa Aberta: Encontro de Prática e Saberes, um espaço de troca para construção de saberes coletivos. O primeiro evento será realizado no dia 24 de agosto, e o documentário "MOKAMBO: Nguzu Malunda Bantu" vai ser exibido.



Premiado pela Lei Aldir Blanc de exibição, o documentário retrata a contribuição da cultura Bantu, o primeiro e maior grupo de escravizados traficados para o Brasil entre os séculos XVI e XVIII, na construção da identidade do povo brasileiro, desde a língua, passando pela culinária, capoeira, samba, os quilombos, as irmandades religiosas, até a forja do ferro.


Contempla um abrangente conteúdo em depoimentos de historiadores, linguistas, músicos especialistas, artistas e antropólogos que enriquecem o filme junto à riqueza de detalhes das imagens do Brasil e da África. A obra foi inspirada no Terreiro Mokambo, da nação Congo/Angola, sob o comando do sacerdote Taata Anselmo Santos Minatojy. O Terreiro abriga o espaço museológico Memorial Kisimbiê – Águas do Saber, premiado pelo IPHAN como espaço de Visibilidade e Manutenção da Tradição Bantu no Brasil. O documentário, que tem 52 minutos, foi idealizado e dirigido pela jornalista e cineasta Soraya Públio Mesquita e co-roteirizado pelo jornalista Edson Borges.


Entre os convidados para este primeiro encontro estão Deivid Domênico e Tata Sérgio Jitu. O evento será realizado no dia 24 de agosto a partir das 16h. O endereço da Casa da Jurema é: Rua Alexandre de Moura, 61 - São Domingos - Niterói - RJ.





Comentários


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page