top of page

Defumação, pra quê serve?

Por: Marcela omó Ogum

09/02/2023 | 18:55


Em toda história da Humanidade, a defumação está presente nos rituais de limpeza energética, que limpa e purifica, seja o ambiente, o objeto ou as pessoas.


Ritual bastante conhecido e visto sendo utilizado nas religiões onde há crença nas energias cósmicas, a defumação é a queima de ervas associada ao carvão.



No processo em que se é defumado, há a queima dos miasmas e larvas astrais que adquirimos no decorrer do nosso dia a dia, seja com ambientes impregnados de baixas vibrações, seja por demandas ou até mesmo pelos nossos próprios pensamentos, cujo nos impede de progredir e avançar aos nossos desejos e objetivos de vida.


Ritual de extrema importância dentro das religiões descendentes de matrizes Africanas, Européias, Ocidentais e Ameríndias, a defumação que usamos na Umbanda tem várias finalidades e propósitos onde em cada estágio há seu significado e suas ervas específicas, como por exemplo, o ritual de abertura de uma gira, os sacramentos ( batismo, casamento, deitadas...), os sacudimentos dentre vários outros existentes.


Não é raro usar ervas de descarrego e/ou neutralizadora para muitas funções, como arruda, Guiné, Alfazema, Benjoim e Alecrim, que são os mais populares.


Porém cada erva, cada rito tem sua finalidade específica e é nessa finalidade que a magia acontece, onde o pensamento e vibração são potencializados com cânticos e sons para as rezas.


É ali que tudo começa, que tudo se inicia e onde tudo aflora. É nesse momento que deixamos de lado nossas angústias, sofrimentos e pesos das lamentações que carregamos e não nos damos conta e nos disponibilizamos, energeticamente, a receber os bons fluídos dos Caboclos, dos Pretos Velhos, dos Exús e todos os trabalhadores da nossa linda Umbanda!


E é atravéz do harmonioso cheiro do defumador, que nosso racional adormece, nosso emocional aflora e tudo acontece....


Saravá, Umbanda!

Salve Aruanda de Luz!




Marcela omó Ogum - AxéNews

Marcela omó Ogum

Médium, estudiosa e pesquisadora da religião de Umbanda desde 2002.

Sacerdotisa da Casa de Jurema desde a sua fundação, em 2018, Apètèbí de Ifá e Oraculista de Cartas. Filha de Ogum com Iansã. Formada em Marketing e Administração pela faculdade Unicarioca do Rio de Janeiro, é empreendedora em ramos variados. [+ informações de Marcela omó Ogum]


Redes Sociais de Marcela omó Ogum

Comentários


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page