top of page

Ailton Krenak e Sonia Rosa são os homenageados da FLIST - Festa Literária de Santa Teresa de 2023

O evento chega a sua 15ª edição e oferece entrada gratuita

03/05/2023 | 16:21


O Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT) realiza, nos dias 06 e 07 de maio, 15ª edição da Festa Literária de Santa Teresa, a FLIST, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. O público poderá escolher entre dezenas de atrações – com mais de 200 pessoas se apresentando – ligadas à literatura, artes plásticas, artesanato, música, teatro e dança. A curadoria da FLIST preparou um evento voltado para pessoas de todas as faixas etárias, uma festa literária pensada para que as famílias possam se divertir juntas.




“A 15ª edição da Festa Literária de Santa Teresa é, certamente, algo a se comemorar muito. Ao longo dos últimos anos, homenageamos mais de 30 autores e ilustradores, fizemos tributos a 52 autores e instituições e apresentamos mais de 2 mil atrações. Em 2023, escolhemos homenagear Ailton Krenak, importante pensador indígena, escritor, produtor cultural e pacifista, e a autora negra Sonia Rosa, professora, mestre e pesquisadora em relações étnico-raciais e defensora da literatura negro-afetiva. E teremos também um tributo aos 100 anos de Portela. Será um evento muito especial, com foco na diversidade, inclusão e com uma enorme representatividade popular”, explica Ninfa Parreiras, curadora da FLIST.


Além disso, o Festa Literária de Santa Teresa também homenageará ao centenário da Portela em toda a programação da FLIST, incluindo uma roda de conversa, o Sarau Azul do Infinito e a apresentação do grupo Prata da Casa cantando sucessos da azul e branca de Madureira e Oswaldo Cruz. O espetáculo “Da ancestralidade afro-brasileira ao samba-enredo” acontecerá no sábado, 12h. No mesmo dia, às 14h, acontece uma apresentação musical batizada simplesmente como “Homenagem à Portela”. Já no domingo, às 12h, acontece a atividade literária musical: Roleta Portelense, uma espécie de programa de auditório.


O bate-papo 100 anos de Portela terá a participação de Rogério Rodrigues, Diretor Cultural da escola, e de Dandara Luanda, do Departamento Cultural. O Sarau Azul do Infinito terá apresentações literárias, musicais e artísticas (bordados e pinturas). E a FLIST contará, ainda, com as crianças do GRCESM Filhos da Águia, a escola de samba mirim da azul e branco.


A Portela será homenageada ainda com artes em grafitti, criadas por alunos do Ensino Médio do CEAT. Além disso, a professora Theka Galvão estará à frente da atividade “Bordando o Azul do Infinito” e receberá artistas bordadeiras convidadas.


A sustentabilidade e a biodiversidade não ficarão de fora da FLIST 2023. No domingo, às 10h, o Instituto Brasileiro de Biodiversidade, o BrBio, promove o bate-papo “Conservação da biodiversidade costeira e marinha: o que tenho a ver com isso?”, com a participação da jovem ativista ambiental, Clara Pszczol e das biólogas marinhas Camila Meireles e Fernanda Casares.


Em uma festa literária que terá Ailton Krenak como homenageado, os temas indígenas estarão presentes em todo o evento. Dois bons exemplos são o bate-papo “Um Mergulho na Literatura, Oralidade e Cultura Indígena”, com a autora Lucia Tucuju e a professora Luciana Tupinambá, às 11h, no domingo, dia 07. Também no domingo, às 12h, acontece o “Maraka: canto, dança, bate-papo e exposição de artes”, com o líder indígena Urutau Guajajara e o coletivo da Aldeia Marakanã. A homenagem a Krenak acontece logo depois, das 13h às 15h, com a presença de amigos e de representantes do projeto Selvagem.


No dia 06, sábado, professores e coordenadores da Comissão das Revistas em Braile, debatem a produção de materiais pelo Instituto Benjamin Constant.


Serviço

Datas e horários: 06 e 07 de maio, das 10h às 18h

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)

Entrada gratuita




🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.




コメント


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page