top of page

Agosto: um chamado à celebração e ao respeito às crenças

Por: Átila Nunes

16/08/2023 | 14:39


No mês de agosto, as energias se alinham de maneira especial para celebrar Omolu, também conhecido como Obaluayê ou Xapanã, dependendo da região e da tradição. Ele é o orixá da saúde e da cura, reverenciado como um ancestral que protege contra doenças e desequilíbrios. Sua energia é associada à transformação, reflexão e ao silêncio. Sua representação associada à figura de um homem coberto de palha, simboliza proteção e renascimento.




O mês de agosto, além de ser uma oportunidade para celebrar Obaluayê também nos convida a refletir sobre a importância do respeito à diversidade religiosa. A liberdade de praticar as crenças de nossa escolha é um direito fundamental, garantido pela Constituição Federal. É nosso dever como sociedade assegurar que todas as religiões sejam tratadas com igualdade e compreensão. A celebração de Obaluayê nos lembra que a cura e a proteção ultrapassam barreiras culturais e religiosas. É um lembrete de nossa conexão com o divino e com os ciclos da vida.


Minha conexão com as religiões de matriz africana é uma herança que carrego com muito orgulho. Há três gerações, minha família tem sido uma voz ativa na defesa dessas tradições, lutando contra a intolerância religiosa e trabalhando para que a nossa crença seja respeitada. A jornada tem sido longa e repleta de obstáculos, mas cada conquista nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Como nos ensina Obaluayê: é na adversidade que encontramos a força para nos reinventarmos e seguirmos em frente, mesmo diante das maiores dificuldades.


Em um mundo cada vez mais tecnológico, é essencial que preservemos as tradições ancestrais que nos ligam às nossas raízes e o mês de agosto nos oferece essa oportunidade.


Que possamos nos unir para celebrar a riqueza das religiões de matriz africana e promover um mundo onde a diversidade religiosa seja respeitada e valorizada. Que Obaluayê nos guie em direção à saúde, à sabedoria e à harmonia.


Atotô, Obaluayê!





Átila Nunes - AxéNews

Átila Nunes

Carioca, 48 anos, casado, pai de dois filhos adolescentes, o vereador

Átila A. Nunes (PSB) é líder do governo na Câmara Municipal do Rio e está em seu terceiro mandato. Membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos de Matriz Africana, ele cresceu num lar de família umbandista. [+ informações de Átila Nunes]

Redes Sociais de Átila Nunes:

Commentaires


bottom of page