O Abril Verde é lei em todo estado do Rio de Janeiro

31/03/2024 | 08:56
Na próxima quarta-feira, dia 3 de abril, o plenário Palácio Tiradentes será um espaço de celebração e reflexões sobre o Abril Verde, mês dedicado ao combate ao racismo religioso no estado do Rio de Janeiro. O Abril Verde é lei em todo estado do Rio de Janeiro e reserva o mês para ações de combate, prevenção e conscientização sobre o racismo religioso.
A lei tem a autoria da deputada estadual Renata Souza (PSOL), e obriga o Executivo (inclusive as autarquias), Legislativo e Judiciário estaduais a criar uma agenda para todo mês de abril com palestras, debates, rodas de conversa, exibição de filmes e apresentações teatrais referentes ao tema.
No dia 3 de abril, o povo de santo vai ocupar mais uma vez o Parlamento com as suas vestes sagradas, suas cabeças erguidas, e ao som de atabaques para reafirmar o direito à livre expressão da nossa religiosidade, e de aquecer a luta contra o racismo religioso.
Diversas liderenças religiosas como Iya Katiuscia de Yemanjá, Yalorixá Cristiana de Jagun, Iyalorisá Janaina D’Osaniyn, Mãe Gisele, Pai Sid Soares, Yalorixá Janaína Lázaro de Obaluaê, Babálórìşá Wagner D’ Òşgíyàn, Pai Harildo, Egbon Margareth de Sango e Maria Fiderioman serão homenageadas pelo trabalho essencial no combate ao racismo religioso e em defesa às religiões de matrizes africanas.
A entrega da homenagem acontecerá no dia 3 de abril, às 18h, no Palácio Tiradentes (Rua 1° de março, s/nº).
"Para discutir e avançar nessa temática, debater o racismo religioso tem sido uma questão urgente, uma vez que a população de religião de matriz africana tem sido constante alvo de discursos de ódio, fomentados pela invisibilidade política. Entendendo que precisamos de públicas efetivas para superação desse problema, atuamos no âmbito legislativo, em diálogo com o povo de axé, ouvindo especialistas, ativistas e outros parlamentares, todos apontando caminhos para a superação do racismo religioso e da intolerância religiosa", afirmou a deputada Renata Souza, recentemente em suas redes sociais.
Comments