top of page

A mensagem da linha das crianças na Umbanda

Por: Mãe Kátia

📆 27/09/2023 | 00:04


O mês de setembro, para nós, umbandistas e candomblecistas, é um mês de muita alegria, doçura e renovação. São movimentos onde realizamos grandes festas coletivas - Aliais, está é uma das poucas datas na Umbanda em que os adeptos se juntam em um só pensamento para comemorar o Orixá Ibeji e as Crianças espirituais. Digo isso pelo motivo de outras comemorações dependerem do sincretismo do local, por exemplo: Oxum, para alguns, é sincretizada com Nossa Senhora da Imaculada Conceição (08/12), e para outros, com Nossa Senhora da Aparecida (12/10). Já Ibeji, é somente sincretizado com São Cosme e São Damião em todo lugar, gerando assim uma grande confraternização dos seus adeptos que se voltam aos encantos e magias deste Orixá e seus mensageiros numa mesma data.




As crianças na Umbanda se apresentam para nós, trazendo uma das mensagens mais expressivas: A PUREZA e A ALEGRIA DE VIVER, nos mostrando a capacidade que temos de alcançar e despertar as virtudes que possuímos, pois o objetivo de estarmos no Aiye (mundo visível) é a oportunidade de progredir e conseguirmos êxito na nossa existência.


A PUREZA, faz referência aos valores, a honra, a respeitabilidade e a espiritualidade que devemos ter com o nosso próprio Ori e com a permanecia na terra.


ALEGRIA vêm do latim: alacer = vivaz, animado, contente, ânimo; ou do grego que foi associado a um homem alegre: phyo = fecundo, algo produtivo. Ou seja, alegria é a vivacidade de ser produtivo perante as adversidades da vida, nos convidando a enfrentar os obstáculos com mais leveza e bom ânimo.


Já para a psicologia a ALEGRIA é um afeto com forte caráter liberatório de entusiasmo e autoconfiança.


Sendo assim, quando falamos em ALEGRIA DE VIVER, o sinônimo que mais se aproxima e representa esta frase é o ÂNIMO. A palavra Ânimo quer dizer: princípio espiritual da vida intelectual e moral do homem, alma, princípio vital, espírito, razão, bom senso, senso comum, pensamento, intenção, disposição, vontade


Daí podemos entender que, a alegria de viver - principal mensagem das Crianças espirituais na Umbanda - é algo mais profundo do que um simples contentamento. É a vivência da Alma em harmonia com as Leis Divinas; é ânimo de seguir com disposição, vontade, autoconfiança e vitalidade, extraindo através da ação a pureza interior, na busca ser produtivo naquilo que a vida nos impõe para nossa evolução.


Posto isso, quando chegamos num Terreiro de Umbanda e nos deparamos com essa linha de trabalho, é importante entendermos a mensagem curativa por traz daquela vestimenta fluídica de criança, nos convidando a viver com mais leveza, alegria, ânimo etc., nos passando fundamentos importantíssimos de afetuosidade, bem-estar e esperança, despertando em nós a doçura, a ternura e a confiança que devemos nutrir em relação as nossas próprias capacidades.


Ao nos sentarmos na frente dos Erês, nos permitimos ser crianças, deixando de lado, nem que seja por um instante, sentimentos destrutivos e pesados, nos dando a oportunidade de sentir a alegria da autenticidade que muitas vezes perdemos ao longo da vida.


Essas Entidades nos ensinam que é um prazer viver. Independente dos problemas que enfrentamos, devemos viver com disposição e satisfação, sem nunca perder a ternura e docilidade da Alma, buscando através da pureza, a capacidade de desenvolvermos as virtudes que nos levarão ao entendimento da nossa existência.


Que a mensagem das Crianças espirituais seja exemplo de força, agilidade, transparência e aperfeiçoamento para elevarmo-nos espiritualmente, alcançando o alvo principal que é extrair da nossa alma A GRANDEZA DE SE VIVER BEM.


Desejo uma linda comemoração a todos meus irmãos Umbandista, regado de muito doce e animação (ânimo). E se tiver a oportunidade de sentar na frente de um destes grandes espíritos, permita-se renovar, transformar e purificar.




Mãe Kátia - AxéNews

Mãe Kátia

Mãe Kátia é sacerdotisa dirigente do Templo Luz do Amor Divino, Ìyálórìṣà coroada na Umbanda e iniciada nos cultos afro-brasileiro e tradicional Yorubá. Além de ser a fundadora do Projeto Social Mensageiros do Amor, que já atendeu mais de 300 famílias proporcionando a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades e levando dignidade, respeito e humanidade, a Ìyálórìṣá tem um grande histórico acadêmico: possui formação em psicanálise com ênfase na ciência da religião e nas relações do homem com o universo consciente e inconsciente e graduação em metafísica da saúde, cromosofia, cromologia e em cromoterapia. [+ informações de Mãe Kátia]


Redes Sociais do Mãe Kátia

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page