top of page

A importância da escrita

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Por: Vodúngán Kelly de Oyá


ree

29/08/2025 | 17:44


A escrita é algo de extrema importância para a comunicação, sendo ela uma ferramenta muito eficaz para o aprendizado, para expressar ideias e valores para nosso autoconhecimento. E, principalmente, para preservação do conhecimento fazendo esse papel importante na evolução da sociedade, deixando registrado para sempre conhecimentos que podem passar por anos de geração em geração.


ree

A leitura feita através de um livro, por exemplo, transmite não só o conhecimento mas faz bem a mente tirando ela do marasmo, e levando a pensamentos às vezes tão distantes e profundos que atravessam o tempo, incentiva, inspira, cria bons exemplos e boas práticas.


A escrita é importante também para a preservação e cultura de um povo e de sua religião. Sou escritora, sacerdotisa e candomblecista, e há muitos anos noto essa falta de livros que contam a nossa história e que ensinam nossos costumes e nossas crenças, pois nossa religião se baseia na fala e no que nossos antepassados nos deixaram de legado e ensinamentos. Por isso, resolvi ser escritora para de alguma forma contribuir e incentivar outros sacerdotes e sacerdotisas a se expressar também através da escrita deixando assim sua história e seu legado registrados nas páginas de um livro. E também através dele, passarem seus conhecimentos e ensinamentos tendo uma grande valia para nossa religião e cultura.


Hoje já podemos encontrar nas livrarias diversos títulos e livros que nos representam, que contam a história de nosso povo e também nossos costumes, práticas e ensinamentos. Incentivar a escrita é abrir um caminho para a mente, transformar na escrita toda nossa vivência e experiência assim como incentivar a leitura é abrir um caminho para evolução cultural, para o conhecimento, para a saúde mental e principalmente para o estímulo à imaginação e a criação.


Ler é absorver informações, adquirir conhecimentos. O conhecimento gera o combate a ignorância e ajuda no combate a intolerância e ao racismo religioso, pois o conhecimento salva ele liberta.


Aproveito para convidar a todos vocês para o lançamento do livro 'As Guardiãs: pombogiras e seus mistérios', pela editora Onirá, coordenação de Vodúngán Kelly de Oyá, onde vocês encontrarão informações sobre o que são as pombogiras, seus costumes, cores, cantigas, oferendas, banhos, magias e ainda encontrarão depoimentos maravilhosos de seus médiuns.


Você não pode perder, será no dia 20 de setembro, às 10 horas no Museu da República, entrada gratuita.




Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

 
 
 

Comentários


bottom of page