top of page

A força que vem de Oyá

Por: Vodúngán Kelly de Oyá


Foto: Reprodução

22/10/2024 | 19:41


Nessa matéria e nas duas seguintes iremos contar sobre as forças das Yabás, orisás femininos e toda a sua essência. Começamos por Oyá, orisá do Rio Níger, calma como suas águas e capaz de se transformar em uma forte correnteza de uma hora para outra. Senhora dos ventos podendo ser uma brisa leve que acalenta ou um vendaval que destrói por onde passaa.



Oyá traz na sua essência a coragem, dando aos seus filhos a coragem de seguir em frente e enfrentar qualquer obstáculos, inclusive seus medos, ela traz a força e a valentia de mil homens onde nada teme, nunca se esconde, enfrenta seus piores inimigos sem perder o brilho e a altivez. É bela possui uma beleza rara capaz de atrair olhares de todos ao seu redor, nunca passa despercebida seja por sua beleza, jeito ou atitudes, adora a liberdade e dá a seus filhos essa independência, ensinando-os a ser livre.


Essa independência começa através do seu próprio sustento, um filho ou filha de Oyá não suporta se sentir preso, ele é livre e traz consigo a verdade e a lealdade, dona de um amor imensurável, corajosa não tem vergonha de amar e lutar a favor desse amor, possui o dom da palavra por isso suas filhas e filhos são tão comunicativos, os que os leva a ter sucesso na área do comércio e vendas.


Ser de Oyá é ter em sua essência e seu Àse a audácia, a força, a coragem e estratégia para lutar e vencer.


Eparrey Oyá!



Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Comments


logo1.jpg

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page