Por: Etemi Erica de Azauane
23/11/2023 | 18:30
O ano de 2023 têm sido de grandes enfrentamentos e desafios para todo o nosso povo mas, observamos também o crescimento e maior divulgação dos Festivais, Encontros e Comemorações ligados ao Axé de forma geral, terreiros em todas as suas vertentes: candomblé, umbanda, quilombos, grupos e coletivos que ministram a cultura afro brasileira têm realizado com recursos próprios, contribuições simbólicas e/ou algum apoio institucional seus eventos, quer sejam iniciais ou consolidando os já existentes.
A exemplo do Atabaque de Ouro, Feira dos Oborós, Caminhadas de Enfrentamento a Intolerância e a violência em Terreiros, Presentes a Iemanjá, Festivais de Curimba que há anos pautam sobre nossa cultura e integram o Rio de Janeiro a outros Estados, tivemos lançamentos importantes como o Festival de Oxum, Festival de ifá, Encontro das Marias, Santuário do Seu Zé entre tantos outros. Todos esses realizados com muito amor, fé, desejo de união, fortalecimento da cultura e comprovando que temos o desejo de multiplicar a cultura de terreiro que tanto é atacada.
Felizmente vemos que o povo de Axé é ávido por oportunidades e recursos para exercer externamente o que já se realiza dentro do terreiro por seus membros: Artistas, músicos natos, decoradores, designers, administradores, produtores, costureiras, etc.
É importante ressaltar a presença do poder público, políticos e demais instituições nesses eventos pois, os elegemos para fazer valer nossos direitos constitucionais e, o recurso tem que chegar de forma ampla respeitando as diretrizes da Lei.
Ao longo das décadas estudamos para na atualidade podermos com sabedoria ancestral, sentarmos à mesa para pleitear, seguiremos assim e, demonstrando sempre que o investimento, patrocínio, financiamento, editais, são importantes para continuarmos crescendo.
Sabemos e podemos mais!
Etemi Erica de Azauane
Contabilista EP Consultoria e Serviços, Membro CIR OAB BARRA, Conselheira do Coletivo Mulheres Negras Decidem, Gestora Instituto Arte e Folia, Diretora Afoxé Omo Ifá.
Redes Sociais de Etemi Erica de Azauane:
コメント