top of page

A BIENAL 2025 fez História

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 26 de jun.
  • 3 min de leitura

Por: Lia Vieira

✅ 26/06/2025 | 12:07


Onde o afeto,o cuidado e a escuta se encontraram com: o riso,a memória,palavras, muitas palavras e nossos valores civílizatórios.

E, nós estávamos lá.

Oralidade Agora se Escreve.

26 mulheres de 20 anos a 86 anos.

Quando uma mulher preta descobre a Escrevívencia (faço esse regístro porque,até bem pouco tempo nós não estavamos ali), encontra o poder de narrar sua propria história,resgatar memórias,conquistas é um novo mundo que se agiganta.



Estou muito feliz por incentivar outras mulheres a fazer de seus textos, legados de coragem e Esperança. Agradeço a confiança de Nágila Oliveira, editora África e Afŕcanidade pela aposta em nossos sonhos.


Enalteço as flores de Baobá contidas nessa Obra, que corajosamente, teceram uma rede de apoio, viabilizada nesta publicação,e que agora entregamos ao mundo.

Esperamos que essa coletânea ilumine o caminho de outras mulheres ,cada linha escrita é um ato de Resistência.


Seguimos juntas, vibrantes,companheiras, reafirmando os saɓeres de ontem ,os aprendizados de hoje e os sonhos que ainda estão por vir.


Destaco minha emoção pela presença da irmã-cúmplice, Conceição Evaristo, que em sua Agenda lotada abriu um espaço para estar conosco e recitou e reafirmou: "Nossos Passos Vem de Longe". Muito pertencimento!


Agradecimentos especiais a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ, Daniele Barros, a Superintendência de Conhecimento e Leitura que sob a batuta magistral de Gabriel Salabert, conduziu a equipe, SUPLC, Superintendência de Leitura e Conhecimento-cortês, entusiasmada, comprometida.


O Coordenador Jorge Luiz, atento aos mínimos detalhes, incansável. A presenca da jornalista Cláudia Dandara, que veio de Londres como correspondente para cobrir a Bienal, mas também é uma de nossas autoras reafírma o alcance dessa obra que ja esta na Universidade de Massachusetts, Universidade de Dublin, Alemanha e em Universidade de Cornell, Nova York e queremos espalhar nossas palavras ao vento.


Presenças de São Gonçalo, Itaborai, S.J.Meriti, Nova Iguaçu, Magé. Liderando a Comitiva de Niterói, a primeira dama Fernanda Sixel Neves, tomou para si o compromisso de realizar esse momento em Niterói.


São Gonçalo teve a frente o escritor Alberto FLISGO, hoje, Conselheiro de Cultura RJ na rubrica Literatura. Outra comitiva acompanhou a amiga-irma querida Marinete Silva, aliada sempre. Viu o nascimento de Oralidade Agora se Escreve no Museu do Samba, Mangueira-Rio RJ, Nilcemar Nogueira-irmã de todas as horas.


O Encontro virou memória nos dizeres da Professora Marcia Pena, Conexões Mulheres Internacional, de Rio das Ostras para o mundo. "Ontem na Bienal vivenciamos um momento histórico, que mais uma vez mostrou a importância do COLETIVO, onde juntas somos mais fortes!"


O encontro de @liavieiralia & @conceicaoevaristooficial em CONEXÃO com todas que ali estavam, possibilitou esperançar, e mais, nos conectou com a ancestralidade na poética de cada fala. Gratidão, companheira Márcia.


Nosso encerramento com nossa homenagem a amada Joselina da Silva, hoje no Orum, foi de lirismo e emoção, registramos com jogral, seu poema:


Eu quero poder fazer poesia.

Que ela continue nos inspirando.

Momentos emocionantes

Escritas que falam!

Juntas Fizemos Acontecer


Alguns registros:




Lia Vieira - AxéNews

Lia Vieira

Lia Vieira é escritora e especialista em Relações Étnico Raciais. Doutora em Educação pela Universidade da Havana – Cuba. Tem publicações no Brasil e no Exterior. Vários dos seus poemas foram musicados. Seu conto: ‘Por que Nicinha não veio’ é roteiro premiado em um curta metragem de mesmo nome. Tem contribuído para a afirmação da Literatura Negra em cursos, seminários, publicações e vídeos no Brasil e no Exterior. [+ informações de Lia Vieira]  


Rede Social de Lia Vieira:



|| Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.

Comments


bottom of page