3ª Edição do Encontro de Povos de Terreiros de Magé promove debate e celebração da cultura afro-brasileira
- WR Express
- 30 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
O evento acontecerá na Praça da Cultura, no próximo sábado

✅ 30/04/2025 | 12:36
No mês em que são homenageados, na Umbanda, o Povo Cigano e a linha de Pretos Velhos, o Instituto Carta Magna da Umbanda, entidades parceiras e com o apoio da Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - SECULTE realizarão no dia 3 de maio, a partir das 10h, a 3ª edição do Encontro de Povos de Terreiros de Magé.
O evento acontecerá na Praça da Cultura, localizada na Rua Expedicionário Otacílio de Souza, S/Nº, e busca promover um amplo debate sobre políticas públicas e combate ao racismo
religioso, além de celebrar a cultura afro-brasileira e a religiosidade dos povos de terreiros.
O encontro reunirá praticantes das diversas casas de Axé da cidade de Magé e adjacências para debater temas cruciais como a defesa do meio ambiente, questões climáticas, a juventude nos terreiros, os saberes sagrados e ancestrais, e a cultura material e imaterial dos povos tradicionais.
A programação será diversificada e inclui rodas de debate, oficinas e apresentações culturais da região, como roda de capoeira, jongo, desfile de modas afro, afoxé Tuala Bumoxi, folia de reis, e intervenções artísticas dos coletivos Beleza Negra Pura Resistência e Yabás. O evento contará também com uma feira literária e uma feira de artesanato afro exotérica.
No âmbito social, haverá a disponibilização de serviços do CRAS Volante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé, bem como a escuta ativa realizada pelo Projeto “Ouvidoria na Estrada” da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, demonstrando uma preocupação com o bem-estar da população local.
Em celebração aos 460 anos da Cidade de Magé, o Instituto Carta Magna da Umbanda fará a entrega do "TROFÉU MAGÉ, 460 ANOS DE ANCESTRALIDADE" a personalidades e Comunidades Tradicionais que contribuem para a preservação da história, memória e cultura do município, incluindo os legados indígenas (tribo Tupinambá) e africanos, destacando a importância dos quilombos existentes na região.
Outro destaque da programação é a etapa regional do Concurso Alimento de Axé, em parceria com o Instituto Terreiro Sustentável. O vencedor desta fase receberá um prêmio de R$ 1.000,00, troféu, avental do concurso, terá sua receita incluída no livro oficial do concurso e garantirá vaga na etapa final, promovendo a valorização da culinária tradicional e a troca de saberes.
No Encontro será oferecido gratuitamente a tradicional feijoada durante o almoço comunitário.
Comments