Por: Mãe Bianca Morelli
20/09/2024 | 13:30
A casa mãe, como é chamada a Tenda Espírita Mirim, foi fundada no dia 13 de Outubro de 1924, completando 100 anos no próximo mês. O fundador, Sr. Benjamim Gonçalves Figueiredo, contou com a orientação de seu mentor espiritual, Caboclo Mirim, para construir, na cidade do Rio de Janeiro, sua tenda com um papel significativo na prática e disseminação da Umbanda.
Antes de entendermos a importância desse centenário para a história da Umbanda é importante passarmos, brevemente, por uma linha do tempo.
Hoje, é de compreensão de muitos que a Umbanda já existia antes da data oficialmente proclamada. Muitas foram as tentativas da espiritualidade para que a Umbanda fosse reconhecida, entretanto, foi o jovem Zélio Fernandino de Moraes, com a incorporação do Caboclo das Sete Encruzilhadas, o mais aceito à época, que por sua posição social pôde ser reconhecido e então declarar, oficialmente, a Umbanda como religião.
Ainda nesse contexto, 12 anos depois, em 12 de março de 1920, o também jovem, Benjamin Gonçalves Figueiredo, com 17 anos, manifesta, pela primeira vez, o espírito de Caboclo Mirim. Benjamim, um médium da doutrina Espírita-Kardecista procurou por Zélio para fazer seu desenvolvimento mediúnico dentro da Umbanda, onde posteriormente estaria preparado para formar a Seara Mirim e abrir sua tenda, trazendo uma nova forma de culto à religião.
O desenvolvimento de Benjamim, ocorreu por, aproximadamente, 4 anos ao lado de Zélio e então, em 13 de Outubro de 1924 é fundada a Tenda Espírita Mirim pelo jovem Benjamim Figueiredo e sua família, seguindo todas as orientações de Caboclo Mirim.
A construção da Tenda Espírita Mirim foi de grande relevância para o posicionamento da Umbanda como religião e também para a sociedade de diversas maneiras. A Organização Mirim abrigou diversos projetos culturais e sociais com o núcleo social Ordem Mirim. Além disso, Benjamin foi um nome de grande relevância para fundação do Primado de Umbanda, no qual, em 1959, conseguiu reunir cerca de 18 mil médiuns para uma gira no Maracanãzinho, sob o comando de Caboclo Mirim.
Além desses feitos, a Tenda Espírita Mirim, é um marco para a história da religião, sendo considerada por muitos o “Vaticano da Umbanda”, por seu espaço físico grandioso e sua arquitetura imponente, conseguido abrigar um número muito considerável de médiuns unidos pela prática da fé e da caridade.
Neste ano de 2024, no dia 29 de Setembro, a Tenda Espírita Mirim abre suas portas para uma Grande Gira em comemoração ao seu Centenário, reunindo suas filiais e as casas que têm como base a Escola de Mirim, com intuito de valorizar a união e a força dessa doutrina.
A fim de documentar e eternizar a memória de Caboclo Mirim, eu, Bianca Morelli, Comandante Chefe de Terreiro da Tenda Espírita Luz de Maria, com incentivo da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, idealizei o documentário “Doutrina de Mirim na Umbanda: a Escola da Vida ontem, hoje e amanhã”, que terá sua pré-exibição no dia desta Grande Gira do Centenário.
Esse documentário nos leva a um mergulho na história da Escola da Vida, contendo entrevistas com histórias emocionantes, não só de quem viveu o início dessa doutrina, mas também de quem, hoje, pode praticá-la e como os jovens que irão perpetuar os ensinamentos do Mestre Mirim. Essa será apenas a primeira parte de um conjunto de obras, que com ajuda da Espiritualidade e toda egrégora formada por soldados de Oxalá, alunos da Escola de Mirim, eternizarão o legado da Escola da Vida.
Acompanhe essa história pelo instagram do projeto @escoladavida.doc
Bianca Morelli
Bianca Morelli, CCT (Comandante Chefe de Terreiro) e Mãe Espiritual da Tenda Espirita Luz de Maria. Terapeuta e Oraculista por amor, sou uma eterna aprendiz e estudiosa. Como terapeuta sou uma apaixonada pelos oráculos e busco equilibrar o desenvolvimento espiritual ao terapêutico fazendo com que cada indivíduo compreenda seu papel nesta encarnação. [+ informações de Bianca Morelli]
Redes Sociais de Bianca Morelli
Comentarios