Por: Iyá Andreia D'Osun

✅ 08/02/2025 | 06:25
Olá meus Amores , oooo saudades d'oceis 😍😍
2025 chegou e a correria com ele também kkk
Mas o importante é que estamos juntinhos de novo no Axé News, bom d + né mesmo 😉!
O ano ainda é novo, mas venho me expressar pelos últimos eventos de Feira de exposição que vivenciei no ano passado, e quero deixar aqui um sentimento de gratidão pela Coordenadoria de Diversidade Religiosa do Rio, junto à Prefeitura pelo apoio aos expositores em eventos incríveis.
No espaço do pátio da Prefeitura do Rio já acontece uma feira de artesanato normalmente, mas no último dia 21 de novembro, esse movimento de Feira foi diferenciado pela Cultura da Ancestralidade Africana. O Novembro Afro, promovido pela Coordenadoria de Diversidade Religiosa do RJ, deu oportunidade aos expositores de produtos e alimentos diaspóricos se reunirem num dia de muita musicalidade, palestras, e axé.
Obs: A Coordenadoria de Diversidade Religiosa do Rio era ainda presidida pelo nosso querido Mestre e Babalorixá Márcio de Jagun, não cobra taxa dos expositores para a participação dos eventos, o que nos proporciona uma contribuição incrível à economia de cada família que está participando.
A Faerj, presidida pela querida Nea, também fez antes do final do ano de 2024 um grande evento no Tijuca Tênis Clube. Um evento que teve oportunidade de aprendizado com oficinas, e também um grande desfile com as roupas e acessórios de expositores presentes no evento que foi um sucesso. A Faerj também é uma associação que tem ajudado muito os artesãos de nossa cidade .
Aproveitar que estamos falando de Feiras de exposição, (vou puxar sardinha pro meu né 😌😉)
A Feira Negra Afro Religiosa Curando Raízes, a qual sou organizadora, inciou atividades no Parque Madureira no último mês de 2024 onde já foi um sucesso, sendo convidada também pela Comissão Sociocultural Afro-Brasileira de Diversidade da Zona Norte, presidida pela Iyalorixa Janaína de Ossayn, para receber o Rei da Nigéria Oba Hameed Ade Joro Ajijola no dia 21 de dezembro de 2024. Foi uma honra poder junto a nossos irmãos expositores participar desse evento incrível. Adentrar ao Parque Madureira com nossa família Curando Raízes foi muito importante, e quero deixar registrada aqui minha gratidão ao sr Diego Vaz que tem feito um trabalho incrível de inclusão, e ao gestor do Parque o sr. Wilton Fonseca. Saber que além de poder passar um dia incrível em família no Parque Madureira, a gestão apoia vários movimentos de Feiras de Artesanato não tem preço.
Haaaaa mas 2025 já começou também com novidades no mundo de Feira de artesanato do RJ.
A Coordenadoria de Diversidade Religiosa do Rio voltou com força total em 2025 com esse apoio aos expositores, hoje presidida pelo Sr Erinaldo Peixoto, e promoveu 2 dias incríveis no Evento da Semana de Diversidade Religiosa em janeiro, que foi incrível, no espaço Centro de Artes Calouste Gulbenkian nos dias 22 e 23. Expositores de várias religiões e etnias se unirão para promover a economia criativa, sua Fé e muita Cultura. Tudo gratuito e com condecorações e premiações a vários participantes ativistas da Diversidade, e também aos expositores.
Falar também sobre eventos com Feira não poderia deixar de falar sobre Mãe Manu da Oxum, e gostaria de destacar aqui o Instituto Axé Mulher, presidido por ela que também promove a economia criativa dos Artesões em seus eventos, inclusive promovendo oficinas de artesanato, crochê, beleza, alimentação etc. Os movimentos de seu Terreiro, o TUTPC, também promovem através de filhos da casa Feiras de expositores, onde taxas colaborativas ajudam a manter as oficinas da Instituição. Trabalhos como esse são muito importantes para todos. Então, mesmo se não for um expositor, apoie uma Feira Cultural que esteja acontecendo no seu bairro, cidade, participando, comprando um mimo para você ou para presentear alguém nesse local, fora que as palestras, apresentações e gastronomia são INCRÍVEIS!
Hoje é muito fácil encontrar um Samba com Feira, mas além disso trazer para esses eventos nossa cultura com as rodas de conversas, palestras, exposições e um ponto relevante para nossa história que fica registrada a cada irmão que transita nesses eventos.
Por isso, bato na tecla das políticas públicas abraçarem esses coletivos, instituições, ONGs e movimentos que promovem a cultura em nossa Sociedade .
Eee isso ..falo muito né kkk
Haaaaa, perai.. só mais um. A Feira Negra Afro Religiosa Curando Raízes 2025 continua no Parque Madureira aos sábados no Prédio Multiuso Portão 8, e aos domingos em vários pontos do Parque. Aguardo vocês lá 😉
Gratidão !
Fotos do evento Novembro Afro:
Feira Negra Afro Religiosa Curando Raízes e a participação junto a Comissão Sociocultural Afro-Brasileira de Diversidade Zona Norte na recepção ao Rei Oba Hameed Ade Joro Ajijola:
Instituto Axé Mulher presidido por Mãe Manu da Oxum:

Iyá Andreia D'Osun
Mulher Preta, capricorniana, mãe, avó, amiga, empregada doméstica, escritora e Candomblécista com muito orgulho. Sacerdotisa escolhida por Iya Oxun do Ilê Ase Awon wura Oju Idajo, que fica em Jardim Primavera, Duque de Caxias RJ. Microempreendedora negra da loja de artigos religiosos Omo Stylist. Idealizadora e coordenadora da instituição Águas do Saber Casa de Oxun. Idealizadora, produtora e apresentadora do Programa Mojuba Exu, voltado ao Povo de Axé, ao vivo nas rádios AtivaFM 98.7 (RJ), e Rádio Web Miragem Pelotas (RS). [+ informações de Andreia de Oxun]
Redes Sociais de Iyá Andreia D'Osun
Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews. |
Parabéns pelo seu trabalho brilhante vc é luz