top of page

Òsún - A cura através das águas

Por: Vodúngán Kelly de Oyá

23/12/2023 | 15:14


Òsún é um orisá feminino que simboliza as águas doces, sem água não vivemos, necessitamos dela para sobreviver. Òsún é a deusa da fertilidade, da beleza, da vaidade, ela ama a si própria e exalta que devemos amar a si próprio antes de amar ao próximo é um auto cuidado.



Òsún é a doçura mais não á fragilidade, ela é estrategista e vence suas batalhas não pela força e sim muitas das vezes contornando seus obstáculos ou pensando bem antes de agir.


Devemos cultua-lá para se obter o àse da saúde emocional, vitórias sobre as dificuldades financeiras, para se ter filhos, felicidade no amor e para se ter um bom caminho de sorte.

Òsún traz a cura através das águas que transforma a má água os ressentimentos e tristezas em boas águas de alegrias e felicidades.


Òsún também é conhecida como uma Oluweri, por ser uma divindade das águas que vive nas profundezas dos rios.


Suas cores são o amarelo e o branco e em alguns locais pode ser também o verde por sua ligação com a floresta.


Seus domínios são as águas podendo ser cultuada em rios ou cachoeiras.

Sua comida predileta é o omolokun feito de feijão fradinho bem cozido e refogado com cebola picada, azeite de dendê , podendo levar pimenta vermelha picada, e aqui no Brasil o camarão defumado, assim como ovos cozidos e descascados por cima da comida, Òsún também aprecia outras comidas como o Asaro conhecido no Brasil como Ipeté , Sinsin e Moin Moin.


Òsun adora mel ele é considerado seu símbolo de realeza e doçura.

Sua saudação é Ore YeYe o que significa graciosa Mãezinha ou pode se usar também Omi ooo pois é a saudação usada para as águas.




Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Comments


bottom of page