top of page

Colunista

foto.jpeg

PAULO MENDONÇA DE XANGÔ | babalorixá

Publicitário, jornalista, Babalorixá na nação Nagô, sacerdote na Umbanda de Encantaria Cigana do Oriente e Jurema Sagrada, ativista de mídia, social, cultura, comunitário e de matriz africana.


É um dos co-fundadores do evento Presente à Yemanjá em Sepetiba, onde exerceu diversas atribuições ao longo dos 25 anos que participou.
Idealizador, interlocutor e coordenador geral do AFRO-MOVIMENTE Movimento cultural e religioso de Matriz Africana e Afro-Brasileira.
Na luta contra o preconceito religioso, é um atuante militante e membro do MIR-ZO - Movimento Inter-religioso da Zona Oeste RJ.
Na mídia regional foi diretor e comunicador em diversas emissoras de rádio comercial e comunitária e fundador e diretor geral do Jornal Real Notícias, com edição impressa por 22 anos e atualmente com as atividades na internet.
Nas atividades comunitárias, foi idealizador e gestor  em diversas organizações, onde desenvolveu ações  para o desenvolvimento social, econômico e estrutural de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba. Desde 2019, tornou-se Capelão e atuou como diretor estadual da OCB - Ordem dos Capelães do Brasil - RJ e em 2020 tornou-se Diplomata Civil em Capelania, pela OCB International Chaplains Police, com reconhecimento e validação pela Corte de Haya e recebeu o título de doutor honoris causa pela OCB/FEBRAICA.

Conteúdo recente

feira.jpg

Um novo ano com axé!

Conteúdos anteriores

feira.jpg

Um novo ano com axé!

feira.jpg

O que é um barracão beco?

feira.jpg

A vaidade não deve ser o principal combustível no ativismo de Matriz Africana

Redes Sociais do Paulo Mendonça de Xangô

bottom of page